quarta-feira, dezembro 27, 2006

:: Políticas Publicas no Brasil


Olá, meninas, publiquei aqui o primeiro ensaio do nosso grupo, revisem e alterem o que for necessário. Como não tenho computador em casa, fica dificil para realizar trabalho em grupo, já que o pólo está fechado durante a noite! (Liziani)
O Brasil mesmo sendo o maior país da América Latina em termos populacionais, econômicos e territoriais, encontra sérios problemas em seu sistema educacional. Apresenta uma das piores taxas de desempenho do ensino fundamental. Muitos são os fatores que levam a educação a enfrentar tais problemas. Um encontra-se na falta de políticas realmente interessadas no sistema educacional brasileiro.Um dos exemplos desse descaso com a educação foi o que aconteceu nos governos Collor e Cardoso, de orientação neoliberal, caracterizaram uma política educativa incoerente, pois em seu debate falavam da importância da educação, entretanto realizaram seu governo fazendo descaso com a mesma , favorecendo sua privatização.
Podemos destacar várias fases na história das lutas em prol da escola pública no Brasil, podemos dizer que muita coisa foi conquistada, mas ainda temos muito que conquistar. Podemos distinguir quatro períodos na historia da luta em prol da escola publica no Brasil:O primeiro (1934-1962) é marcado pela discussão entre católicos e leigos quanto as orientações da política educativa no país.Nos anos 50 e 60 o debate foi entre os defensores da escola publica e da escola particular. Os defensores da escola particular defendiam uma concepção religiosa e humanista do ensino. Os defensores da
escola particular animados por progressistas e leigos afirmavam que somente a escola publica estava preparada para garantir as mesmas chances educativas para todos os cidadãos brasileiros.Em 1962º primeiro período acaba com a promulgação da lei de diretrizes e bases (legislação completa sobre educação).O segundo período corresponde ao surgimento do movimento da educação entre 1962 e 1964. Com o trabalho do movimento da educação básica (MEB) e a atuação de Paulo Freire.O terceiro período iniciou-se em 1964, com o regime militar que interrompeu a campanha de alfabetização popular. Esse regime tentou implementar uma política educativa tecnicista.O quarto período inicia-se nos anos 80, com o retorno da democracia.Visando tornar o ensino democrático e da permanência das crianças desfavorecidas. Varias leis como a nova LDB foram votadas em 1996.O sistema brasileiro educativo progrediu muito nas ultimas décadas. As taxas de analfabetismo baixaram de 39,5% em 1960, para 20,1% em 1991.Nossas escolas públicas são divididas em federais, estaduais e municipais. As redes educacionais particulares são divididas entre instituições com ou sem fins lucrativos.A qualidade da escola publica depende da política educativa desenvolvida no plano municipal, estadual ou federal. As escolas particulares dependem dos incentivos fiscais dos poderes públicos e do grau de controle a qual está submetida.
Observamos nitidamente a diferença entre escolas públicas estaduais e escolas da rede municipal, esperamos que essa proposta continue propiciando melhorias em nosso sistema de ensino, como aqui em nosso município.


Participantes do grupo:

Andréia Mengue Carlos
Liziani Scheffer Evaldt
Patricia Pereira Lippert


.:: comentários: