sexta-feira, dezembro 22, 2006

:: ESC-9 EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO


Grupo Azul

Elaine Serena
Micheline Hainzenreder


Embora Marx e Engels em suas diversas obras, nunca tenham detido-se especificamente a tratar do sistema educacional, suas observações a respeito da importância da educação como forma de conscientização, e transformação social eram constantes na crítica ao capitalismo, nesse sistema a educação tinha a função de qualificar a força de trabalho, alcançando o máximo de aproveitamento e proporcionando a integração e o ajuste dos trabalhadores ao sistema. A primeira metade do século XIX, foi caracterizada pelo capitalismo e pela formação de uma nova classe social :a burguesa,e as principais reivindicações contra isso foi a educação,pois essa se encontrava privada de atenção,bem como a dramática condições de trabalho da população operária,acentuadas no caso do trabalho infantil e feminino.Socialistas e anarquistas confiaram no ensino e na instituição como instrumentos de transformação, Marx e Engels também compartilharam deste pensamento. .
Considerando o pensamento burguês, analisado por Marx e Engels, dependendo do grau de complexidade da tarefa e o tempo para a formação do trabalhador, se menos tempo é exigido, menor é o valor agregado, consequentemente a mão de obra torna-se barata. Desta forma também o valor agregado aos gêneros que necessita para tal desempenho cai.Marx e Engels apontam questões religiosas-morais que pregam uma submissão ao modelo burguês de pensamento, tanto do trabalho quanto da distribuição social, das categorias sociais melhor dizendo.A educação das massas de trabalhadores prevê que se saiba ler e escrever, quando muito. Existência de trabalho infantil nas indústrias, levando assim ao abandono da escola.Marx faz duras críticas sobre estas condições e sobre o descaso total da burguesia sobre tais aspectos. Salienta ainda que o descaso é tão grande que não é subjetivo, na realidade ele é declarado. Considera a burguesia negligente, cruel, estúpida e limitada, sociedade contraditória, pois quem movimenta o processo produtivo não é valorizado, e o mais grave, tratado como membro de uma engrenagem dos donos dos meios de produção.
Engels revela em sua pesquisa das realidades nas sociedades industriais, que a documentação sobre educação e formação de trabalhadores, inclusive o conteúdo não oficial, é pouca e a que existe não está de acordo com o que se vê na prática. A chamada "educação técnica da juventude"é descuidada, nas escolas profissionalizantes o que acontece é uma espécie de centros de reeducação para crianças abandonadas. As escolas voltadas para a promoção de operários não possuem reconhecimento e as que desenvolvem atividades com o passar do tempo tornam-se rotineiras e acomodadas.
Apesar de estarem preocupados em desenvolver um sujeito empreendedor, que saiba aprender pensando, formulando hipóteses, criativo e inventor, sabendo descobrir soluções para os problemas que surgirem, estando qualificado para trabalho e ao mesmo tempo sabendo enfrentar novos desafios, exercitando a sua inteligência.Marx e Engels eram críticos do modo de produção capitalista que se caracteriza pela alienação produzida pela exploração, almejando uma sociedade transformadora, onde depositavam sua confiança no sistema de ensino e na instrução com instrumento de transformação, onde desapareça a divisão do trabalho e a felicidade substitua a necessidade.
Por fim a mensagem que através de seus estudos Marx e Engels tentaram nos passar foi que apesar de tudo devemos lutar sempre pela igualdade social, cor, religião, raça ou etnia.


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