Polo de Três Cachoeiras - blog colaborativo dos alun@s do PEAD / UFRGS
quinta-feira, dezembro 28, 2006
ECS 11 As Políticas Públicas Educacionais
Por lei todas as crianças tem direito e acesso a uma educação de qualidade e igualdade, mas sabemos que grande parte da população não tem oportunidade de freqüentar uma escola. O sistema educacional brasileiro atende uma pequena quantia da população que é desiqualmente distribúida. Sabemos que as oportunidades educacionais são oferecidas para a população de acordo com sua posição social. Sabemos que quanto mais pobres são as pessoas, mais pobres são as escolas e piores são as condições de trabalho dos professores. Assim percebo no meu minicípio e arredores. As escolas públicas por dependerem de verbas dos governos federais, estaduais e municípais, sofrem grandes dificuldades, desde os materiais didáticos e pedagógicos que são pobres e insuficientes, salários dos professores baixissimos, que influência na qualidade da educação. Mas também sabemos que algumas escolas públicas não perdem para algumas escolas particulares. Também podemos constatar que muitos jovem não conseguem frequentar um curso superior, devido a qualidade de ensimo que diferam ou em outras situações, precissam trabalhar para se sustentarem, e também a disputa desleal por um curso superior com outros jovem que se prepararam em cursinhos . Enfim, são vários os fatores que contribuem para essa total desigualdade na qualidade e no direito ao ecesso da educação de nossas crianças e jovens. O dia que os governantes se derem conta da real importância que é a educação para uma nação, com certeza teremos um Brasil mais justo e igualitário para todos.