quarta-feira, novembro 15, 2006


Semana 7 e 8 /ECS 9
Por instrução dos tutores do pólo, juntamos a letra D e G e realizamos o trabalho, porém nem todas estavam presentes. Nos organizamos presencialmente e o grupo ficou formado da seguinte forma:

Letra D: Tamires, Edinara, Débora, Dulce e Simone Mengue.
Letra G: Maria Aparecida, Maria Elisete e Carem.

EDUCAÇÃO, TRABALHO INFANTIL E FEMININO.

Baseado nas teorias e estudos de Karl Marx, Engels expõe suas idéias sobre o trabalho infantil, onde crianças e adolescentes deveriam ser trabalhadores produtivos, para constituir uma sociedade racional, pois pensavam: Assim como o adulto que não pode escapar da lei da natureza, que diz que aquele que quer comer tem de trabalhar, não só com o cérebro, mas também com suas mãos, acreditavam que as crianças e adolescentes também deveriam exercer este papel.
Porém, ao mesmo tempo que trabalhavam tinham que estudar um período que compreendessem 30dias ou 150 hora, e as professoras não eram preparadas como educadores, apenas possuiam o pensamento de que elas estavam a frente dos alunos, e nada mais importava.
Durante algumas visitas realizadas à escolas na época, por inspetores de fábricas, que verificavam o cumprimento das leis, notou-se que o mobiliário escolar era pobre, havia falta de livros e material didático, salas pequenas e desorganizadas, professores incapacitados para a função de educadores, com interesses financeiros, onde o verdadeiro sentido da educação não era exercido.


Questões relacionadas com a síntese:

1) Nos tempos atuais ainda encontramos escolas com poucos recursos em materiais didáticos, professores pouco capacitados. Até que ponto os pensamentos de Engels e estudos de Marx estão desatualizados?

2)A lei é clara: "É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos". Será que realmente a lei é cumprida em nossa sociedade?

3)"Durante um período de seis meses, as crianças e adolescentes trabalhadores teriam que cumprir uma carga horária de 30 dias ou 150 horas de freqüência escolar". O que seria mais satisfatório: Cumprir a carga horária num período seqüêncial de longo ou pequeno prazo?


.:: comentários: