quinta-feira, novembro 09, 2006

:: Grupo formado através da letra "c"


COMPONENTES:Edivan Machado
Elenice Hahn
Eliane Vieira
Vanícia Behenck
Tânea
Elaine Menger


ESC 9

Síntese: Ensino, Ciência e Ideologia

Muitos métodos de ensino utilizam materiais que sabem serem inadequados, mas que supõe considerar adequadas,isto é, ensinam a escreverem coisas que eles mesmos devem saber que são falsas, porém se supõe serem consideradas corretas.
No entanto, esses velhos métodos bem conhecidos, podem ser divididos em três grandes grupos, que explicitam o domínio do conhecimento. A primeira abrange todas as ciências que se ocupam da natureza inamimada e que são mais ou menos susceptíveis de ser tratada matemáticamente: matemática, astronomia, mecânica, física e química; reconhecidas como verdades eternas e definidas como ciências exatas.
Contudo,abriu-se um caminho para as controvérsias, onde a legitimidade absoluta em que se encontrava tudo o que era matemático, foi atacada. Numa demonstração de saberes humanos , que desenvolvem matematicamente o conhecimento, por fé pura. Já que, os resultados foram sempre exatos, até o momento.
Assim sendo, as verdades definidas em última análise tornam-se, com o tempo, estranhamente raras.É o caso da astronomia e da Mecânica, da Física e da Química, ou ainda, em última análise, as inúmeras verdades absolutas exigem um enorme esforço para serem compreendidas, devido a sua extrema pobreza de domínio do conhecimento. Nesta situação, enquadra-se a Geologia.
A segunda classe de ciência é a que engloba o estudo dos organismos vivos, como exemplo: A Biologia. Assim, quem pretender instituir neste campo verdades imutáveis, estará cometendo vulgaridades, porque cada questão analisada e resolvida suscita uma quantidade inumerável de novas questões, como também, cada questão individual só pode ser resolvida, por meio de uma série de pesquisas que exigem, muitas vezes séculos. Mas o que acaba acontecendo, no mesmo, é uma constituição de hipóteses que, em última análise acabam tornando-se verdades definitivas.

Mas as coisas estão, ainda pior, para as verdades eternas no terceiro grupo de ciências, as Ciências Históricas, que estudam as condições de vida dos homens e as formas do Direito e do Estado com a sua superestrutura ideal, baseada na filosofia, na religião, na arte, etc. Naturalmente, neste campo a repetição de situações constitui exceção e não regra. E mesmo, quando tais repetições ocorrem, nunca se produzem exatamente nas mesmas condições. É por isso que o domínio dessa ciência, só se consegue conhecer, a partir do momento em que ocorre um encadeamento íntimo das formas de existência sociais e políticas de um período, que só se verifica normalmente quando estão a caminho do declíneo.
No entanto, procurar verdades absolutas neste domínio é caçar vulgaridades. Mesmo que nele, encontramos com maior frequência as verdades ditas eternas. Pois, neste caso o conhecimento se limita a compreender o encadeamento e as consequências de certas formas de sociedade e estado, só existente em determinado tempo e em determinados povos e transitórios por natureza.
Poderíamos mencionar ainda, as ciências que estudam as leis do pensamento humano: a lógica e a dialética. Mas, aí também as perspectivas não seriam melhores para as verdades eternas.
Portanto, apesar de todas as críticas referentes ao nível de conhecimento dos que nos precederam. Se compreende nos dias de hoje que, nossa geração possui uma enorme massa de noções e impõe uma enormíssima especialização de estudos a quem pretender tornar-se perito em um dos ramos. Desde que, não procure aplicar o critério de uma verdade autêntica, imutável, definitiva em última análise. Há conhecimentos que pela sua própria natureza, devem permanecer relativos durante muitas gerações e completarem-se pouco a pouco.
As modernas ciências naturais são as únicas que alcançaram um desenvolvimento sistemático e completo.Elas datam uma grande época que, os alemães chamam de Reforma e uma emancipação relativa à teologia.
A tarefa principal no período das Ciências naturais,consitia em dominar o material que se tinha à mão. Resumindo-se em Euclides,Ptolomeu, no legado dos Arábes, nos rudimentos da Álgebra, nos números modernos e na Alquimia.
Mas, grandes realizações foram conseguidas no domínio da mecânica e dos corpos terrestres e celestes e, ao mesmo tempo, com a descoberta e o aperfeiçoamento dos métodos matemáticos, levando a ciência à atingir o seu auge, através do estabelecimento dos métodos matemáticos mais importantes, como a : geometria análitica, os logaritimos, os cálculos diferencial e integral, à mecânica dos corpos sólidos, a astronomia do sistema solar e as leis do movimento planetário.
Na física, a ótica conseguiu realizações extraordinárias, impulsionada pelas necessidades práticas da astronomia. Na biologia, graças a Lineu, alcançou-se uma estruturação relativamente acabada na botânica e na zoologia. Na química, acabava de ocorrer a libertação da alquimia, graças à teoria de flogisto. Na geologia, ainda não havia conseguido resultados relevantes e significativos.
Mas, o que, sobretudo, caracteriza esse período é a elaboração de uma peculiar concepção do mundo, na qual o ponto de vista mais importante é a idéia de imutabilidade absoluta da natureza.Segundo essa idéia , a natureza, independentemente da forma em que houvesse nascido, uma vez presente, permaneceria sempre imutável, enquanto existisse.
Em oposição à história da humanidade. Negava-se toda transformação, todo desenvolvimento na natureza, ela continuaria sendo como fôra no início e na qual, tudo devia continuar eternamente.
A ciência achava-se ainda, profundamente imersa na teologia. Em toda parte procurava e encontrava como causa primária um impulso exterior, que não se devia à própria natureza.
A idéia geral mais elevada, alcançada pelas ciências naturais do período considerado, é a da congruência da ordem estabelecida na natureza ( quase que uma espécie da cadeia alimentar).
Não esqueçamos que, embora os progressos da ciência abrissem numerosas brechas nessa caduca concepção da natureza, toda a primeira metade do século XIX se encontrou, apesar de tudo, sob a sua influência; em essência, ainda hoje ela continua a ser ensinada em todas as escolas.
Síntese - Karl Marx

Questões referentes a síntese do texto de Karl Marx:

1) Com base nas ciências históricas do terceiro grupo das verdades eternas, as situações constituem excessão e não regra. Na sua opinião, a pedagogia que envolve a aprendizagem educacional, possui uma regra especifica?

2) Conforme o texto de Karl Marx, é ressaltado que nos dia de hoje, nossa geração possui uma enorme massa de noções e especializações. No seu ponto de vista, a educação vem progredindo e acompanhando o mesmo desenvolvimento da nossa geração?

3) No período das ciências naturais se acreditava que a natureza era imutável, ou seja, a natureza permanecia sempre igual, enquanto existisse. Contudo, tu acreditas que a educação também seja imutável?


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