Polo de Três Cachoeiras - blog colaborativo dos alun@s do PEAD / UFRGS
segunda-feira, novembro 27, 2006
:: ECS 9 - Educação, formação e trabalho
Grupo F: Andreia Borges, Carine e Patrícia Barbosa Versão inicial e inacabada produzida no 1° encontro do grupo
Educação, formação e trabalho
Marx e Engels não se deteram em escrever algo diretamente à educação. Percebemos que as suas preocupações se detinham diretamente com a sociedade. Sendo que a educação é reflexo do sistema social. Quando surgiu a industrialização, as diferenças sociais marcaram essa época, pois o trabalho era segmentado, ou seja, cada trabalhador tinha uma função específica e individualista. A mão de obra era exercida de forma mecanizada, onde quem detinha, de certa forma, o saber dominava o "mecanizado". Percebe-se a preocupação de Marx e Engels quanto a essa situação, eles procuravam, de determinada forma, levar a sociedade a refletir a situação vivenciada. O autor nos leva a refletir sobre sua teoria na educação, permitindo a relação do contexto social com a escola. Ou seja, vemos na escola de hoje muitas atividades mecanizadas, onde o aluno não precisa pensar, não se desenvolvendo plenamente como os operários das fábricas que não precisavam refletir/elaborar sua ação, apenas repetiam sempre a mesma coisa. Observamos também, que muitas vezes, o professor acredita que detem o saber, tendo o aluno como seu "operário", não permitindo que ele evolua para que possa se "libertar" dessa sociedade fragmentada/capitalista.