segunda-feira, novembro 17, 2008

:: GESTÃO DA EDUCAÇÃO


Após ler o texto “ Noções Gerais sobre o financiamento da Educação no Brasil”, de José Marcelino de Resende Pinto e atendendo solicitação da interdisciplina de Organização e Gestão na Educação optei por conhecer a composição e organização do Conselho de Alimentação Escolar do município de Três Forquilhas, local onde trabalho.
O Conselho existe cumprindo exigência para que o município possa receber verbas da União.
O conselho é composto por cinco membros que representam a secretaria de Educação , as escolas e a comunidade civil, ocupam o cargo num período de um ano, sendo substituídos por uma nova comissão.
A comissão se reúne sempre que é solicitada e tem como tarefa fiscalizar a quantidade e qualidade da merenda a ser comprada, acompanhar a aplicação dos recursos, conferir se a merenda distribuída a cada escola corresponde ao numero de alunos matriculados e se o cardápio enviado pela nutricionista agrada as crianças.
A compra da merenda é feito através de licitação.
No final de cada ano, sempre antes do dia 15 de janeiro, a comissão se reúne para fazer a prestação de contas , faz a ata e escreve um parecer conclusivo de execução do PNAE que é enviado até 28 de fevereiro ao FNDE.

Marcadores:



.:: comentários: