Polo de Três Cachoeiras - blog colaborativo dos alun@s do PEAD / UFRGS
segunda-feira, janeiro 08, 2007
:: ECS 11
Desigualdades Educativas no Brasil:Entre Estado, Privatização e Descentralização
No Brasil a escola constitui um produto social desigualmente distribuído. O ensino é precário, principalmente nas comunidades de difícil acesso, e muitas vezes essa falta de qualidade no ensino é decorrente de seus próprios autores: alunos, docentes, administradores...Nós pensamos que não é somente estes fatores que influenciam numa defasagem na educação, e sim outros fatores como: distribuição de renda desigualitária no país, deficiência na formação de profissionais na área da educação, entre diversos outros... Percebemos grandes diferenças existentes na estrutura da educação em vários estados, tanto nas escolas públicas quanto particulares, pois vivemos em uma política de educação voltada para os interesses religiosos e/ou econômicos e não voltados para uma educação que liberta o ser humano. As desigualdades socias contribuem muito para isso, muitas pessoas apesar de terem direito à educação, por exemplo, não conseguem estudar devido ao afastamento de suas moradias até as entidades educacionais.Tivemos a oportunidade de refletir sobre as desigualdades educativas existentes em nosso país e constatar que o sistema educativo é característico de cada região, apesar disto a qualidade do ensino nas escolas particulares é considerado superior às escolas públicas, situação essa que almejamos um dia ser modificada pelas iniciativas governamentais.É interessante ressaltarmos a seguinte parte do texto: \ ?O sistema educativo brasileiro progrediu muito nessas últimas décadas. Um aumento sensível das taxas de escolarização em todos os níveis de ensino (inclusive pré-escolar) e uma baixa constante das taxas de analfabetismo pode ser claramente verificado. Assim, este último baixou de 39,5% em 1960 para 20,1% em 1991 (Guimarães, 1998). No plano quantitativo e global, a situação educativa brasileira compara-se à que prevalece em outros países em desenvolvimento, mesmo se o Brasil tende a ter melhores resultados no plano econômico. \? Diante deste fato, nosso país vem progredindo. Assim vamos melhorando cada vez mais os níveis de ensino e nossas escolas vem aumentando o índice de alfabetização.Vivemos numa política educacional que apenas visa o trabalho e não a formação do ser humano na sua totalidade em todos os sentidos.(...), o mercado da educação cria, hoje em dia muitas pessoas ricas no Brasil. (...)A qualidade do ensino hoje está muito desigualitária e injusta no Brasil. Prova disso é que para um indivíduo passar na universidade federal em um curso bem disputado, como por exemplo, Odontologia, se cursou em escola pública é pouco provável que o mesmo preste vestibular sem antes fazer um cursinho particular. Pois este concorrerá com aqueles que cursaram em escolas particulares onde existe um investimento maior nos conteúdos curriculares. Infelizmente nas faculdades federais encontramos em sua maioria, alunos de poder aquisitivo favorável onde darão continuidade a excelente profissão de seus antepassados, e o poder da hierarquia continua...Realmente tais situações nos deixam um pouco desapontadas, todos nós sabemos que entra ano e sai ano, pouco se faz por uma educação igualitária, onde os alunos têm direitos a uma educação justa, sem preconceitos e descriminação. Parece que as leis realmente funcionam, mas no \ ?papel\", pois num país que se fala tanto em educação como no Brasil, e pouco se faz por ela, é triste saber que existem professores que não possuem formação pedagógica, nem tampouco o ensino fundamental e isso prejudica a qualidade de ensino de algumas redes públicas, que contam apenas com a boa vontade de seus professores.