Polo de Três Cachoeiras - blog colaborativo dos alun@s do PEAD / UFRGS
quarta-feira, janeiro 10, 2007
:: DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NO BRASIL
Grupo B: Fabiana, Elizeti Borges, Loiva, Gizelda, Elenice Magnus e Josiqueli.
Os autores trazem uma leitura bem clara da realidade da educação no Brasil e sua desigualdade. Especialmente o disparate entre as redes públicas e privadas. Temos no país uma escola para a elite e outra para as classes populares. Onde a rede pública acolhe a grande maioria dos alunos vindos das classes populares. Com as últimas políticas públicas educacionais adotadas podemos perceber a garantia de acesso da maioria das crianças a escola, mas ainda não percebemos mudanças na qualidade desse ensino. Vemos isso no elevado número de reprovações e evasões no ensino fundamental, na defasagem idade/série que desencadeia um afunilamento nas séries finais. Por que isso vem acontecendo no ensino público? Concluimos que temos políticas públicas populistas, democratizadas somente na acessibilidade e não na qualidade, com práticas de uma educação bancária, preocupada com a certificação.