quarta-feira, janeiro 10, 2007

:: DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NO BRASIL


Grupo B: Fabiana, Elizeti Borges, Loiva, Gizelda, Elenice Magnus e Josiqueli.

Os autores trazem uma leitura bem clara da realidade da educação no Brasil e sua desigualdade. Especialmente o disparate entre as redes públicas e privadas.
Temos no país uma escola para a elite e outra para as classes populares. Onde a rede pública acolhe a grande maioria dos alunos vindos das classes populares.
Com as últimas políticas públicas educacionais adotadas podemos perceber a garantia de acesso da maioria das crianças a escola, mas ainda não percebemos mudanças na qualidade desse ensino. Vemos isso no elevado número de reprovações e evasões no ensino fundamental, na defasagem idade/série que desencadeia um afunilamento nas séries finais.
Por que isso vem acontecendo no ensino público?
Concluimos que temos políticas públicas populistas, democratizadas somente na acessibilidade e não na qualidade, com práticas de uma educação bancária, preocupada com a certificação.


.:: comentários: